quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ampliando Nossos Repertórios Sobre Experiências de Aprendizagem em Rede

Experiência 1: FESTA DO LIVRO

        Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura.
    A “Festa do Livro”, é um evento realizado na nossa escola desde 2008. Nasceu da necessidade de aumentar o indicador de aprendizagem dos alunos, pois havia um grande índice de reprovação. Buscada as origens e causas encontramos problemas metodológicos, além de diagnosticarmos baixo índice de leitura naquele período.
            A partir daquele ano a Festa do Livro tornou-se uma ação permanente, com inúmeras atividades desenvolvidas durante o ano escolar, marcada com a realização do grande evento promovido pela escola, aberto ao público local e regional. Nessa ocasião acontece apresentação de obras literárias em forma de teatro, organizadas pelos profissionais da escola e apresentadas pelos alunos, contextualizando de maneira interdisciplinar as obras trabalhadas.
            Quando a escola oferece a leitura de forma prazerosa oportuniza também aos alunos o conhecimento e reflexões e torna o sujeito crítico de sua história e das histórias que hão de vir. Enquanto leitor o olhar atento constrói o personagem que sonhara um dia ser, guiados pela imaginação viaja para lugares da trama. E assim a leitura os faz sofrer, sorrir, amar, odiar, sonhar, existir... Viver.
             O trabalho desenvolvido na Festa do Livro é organizado pelos professores da Unidade escolar juntamente com a equipe gestora. Após a leitura dos livros e os debates em torno das obras literárias, organiza-se o evento. Os figurinos, os cenários, os personagens, tudo é muito bem pensado e decidido coletivamente. A comunidade se envolve emprestando roupas, móveis, plantas... O povo é plateia. A plateia se torna  parte integrante da história de uma forma peculiar e regional. Conseguimos assim conhecer e valorizar as características culturais da nossa comunidade escolar além de “trazer” as famílias para a escola. A festa do livro efetiva um dos objetivos da educação que é a participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Os filhos mostram o valor da leitura e são reconhecidos pelos pais. A atividade acontece sempre no final de semana que antecede o dia das mães, com entrega dos boletins do primeiro bimestre, sendo que as peças teatrais são apresentadas em três momentos: no primeiro dia para os alunos da escola, no segundo dia para escolas dos municípios vizinhos e no terceiro dia para os familiares.
              As TDICs são utilizadas para pesquisar informações sobre as obras literárias escolhidas. Verificar se já existe versão digital, filme ou documentário sobre a determinada obra, observar vestimentas e costumes da época e local em que se passa a história, procurar músicas que sejam adequadas para cada momento, divulgar o evento. Também realizamos a edição dos vídeos produzidos, das fotos e divulgamos no facebook e no blog.
                Segundo Rubem Alves “a relação com a leitura é uma situação amorosa”. O fascínio pela leitura começa quando os alunos descobrem as coisas maravilhosas que encontram nas páginas dos livros. Com certeza não são as palavras, as letras que maravilham o aprendiz, mas é a história. Entendemos isso quando alguém lê para a criança e ela escuta, fica maravilhada e demonstra sentir prazer. O papel do professor no momento da leitura é essencial, principalmente na mediação, na organização. Atualmente a escola vem sentido a necessidade de ampliar o olhar sobre os alunos e uma escuta sensível em relação às experiências trazidas ao espaço escolar. Segundo BENJAMIN “os meninos e as meninas dizem muito de suas experiências não só na linguagem verbal, mas também pela via das linguagens não verbais - entre elas a corporal.” Assim como diz também Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.           
     A festa do livro desperta e oportuniza os alunos desde as séries iniciais ao ensino médio. O envolvimento dos educandos sem dúvida contribui para o desenvolvimento do saber nas diferentes áreas do conhecimento. Além do conhecimento adquirido pela leitura das obras, com a apresentação dos livros os alunos tem mais facilidade para se manifestar em lugares públicos, se envolvem mais em sala de aula, tornam-se mais responsáveis, estão mais motivados para outros eventos, mais comprometidos com os valores da humanidade.
    O público consegue se emocionar com um conto infantil, mas também se localiza numa história da idade contemporânea. As encenações às vezes fotografam a realidade. Ao ler, tem-se a impressão de ouvir a voz do povo de algum lugar.
      Pode-se reconhecer, no conjunto dessa prática, esforços coletivos por um maior comprometimento da comunidade escolar. A Festa do Livro amplia o conhecimento e não apenas a memória, possibilita ao indivíduo  compreender o mundo em que vive. Esta visão holística de educação oportuniza o cidadão acompanhar as mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e do próprio acervo de conhecimentos, com as quais convive diariamente. É necessário situar o aluno historicamente para que ele entenda o período de transição da evolução das sociedades e se sinta “personagem” da história atual.
            A Festa do livro é muito mais que um episódio no ano letivo. Para acontecer o evento são necessários outros trabalhos que valorizam a leitura. As aulas de leitura semanais fortalecem o currículo escolar, mas vai além: motiva os alunos para conhecer novos livros, novas histórias. A troca de livros é semanal, nesse dia acontece uma “disputa” por livros e a troca é realizada utilizando o Sistema de Gerenciamento Digital da Biblioteca da escola (criado por professores e alunos do EMIEP- Técnico em Informática), alguns agendam a próxima obra para ler. A leitura enriquece outras atividades escolares. Percebemos a mudança dos alunos quando declamam uma poesia, nas produções textuais, nas avaliações, inclusive diminuiu a evasão escolar, pois o desempenho escolar é uma mola que motiva o aluno a estudar ainda mais. De fato a leitura tem o “poder” transformador. Conseguimos entender que é necessário ensinar os alunos a gostar de ler e escrever.
             O projeto de leitura da nossa escola tem também o objetivo de abrir fronteiras, desafiar o cotidiano, não permite aos alunos acomodar-se, a leitura abre caminhos para novas soluções, por isso é considerado por nosso grupo uma prática inspiradora. 








Experiência 2: Publicação da Obra Literária no Facebook

               A Atividade de Aprendizagem de nossa unidade escolar no ano de 2014 é Conectados com a Leitura. Além das aulas semanais de leitura, com troca de livros com antecedência, para valorizar os alunos e professores que se envolvem e que tem o hábito de ler, criamos um espaço para publicação das Obras Literárias no Facebook da Escola. Com o preenchimento de uma ficha de leitura, onde são descritas as principais informações sobre o livro, a Coordenadora de Leitura publica a obra, com imagem da capa e dicas muito bacanas. Os amigos curtem, comentam e compartilham. Assim acontece uma divulgação das obras lidas, socializando-as e também despertando a curiosidade de outros leitores. Além da troca de livros na biblioteca, os alunos e professores também emprestam livros entre si, obras de seu acervo pessoal. É uma divulgação em rede e pensamos que pode ser considerada uma pratica inspiradora.




Atividade 1 - Especialização em Educação na Cultura Digital. Grupo de trabalho:Claudete Wagner, Marivone Andreolla Caramori, Rejane Goetz Spada, Viviane Backes e Adriane Helena da Silveira.
                       
           




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