Experiência 1: FESTA DO
LIVRO
Escola de Educação Básica Professora Elza
Mancelos de Moura.
A “Festa do Livro”, é um evento realizado na nossa escola desde
2008. Nasceu da necessidade de aumentar o indicador de aprendizagem dos alunos,
pois havia um grande índice de reprovação. Buscada as origens e causas encontramos
problemas metodológicos, além de diagnosticarmos baixo índice de leitura
naquele período.
A
partir daquele ano a Festa do Livro tornou-se uma ação permanente, com inúmeras
atividades desenvolvidas durante o ano escolar, marcada com a realização do
grande evento promovido pela escola, aberto ao público local e regional. Nessa
ocasião acontece apresentação de obras literárias em forma de teatro, organizadas pelos
profissionais da escola e apresentadas pelos alunos, contextualizando de
maneira interdisciplinar as obras trabalhadas.
Quando
a escola oferece a leitura de forma prazerosa oportuniza também aos alunos o
conhecimento e reflexões e torna o sujeito crítico de sua história e das
histórias que hão de vir. Enquanto leitor o olhar atento constrói o personagem
que sonhara um dia ser, guiados pela imaginação viaja para lugares da trama. E
assim a leitura os faz sofrer, sorrir, amar, odiar, sonhar, existir... Viver.
O
trabalho desenvolvido na Festa do Livro é organizado pelos professores da
Unidade escolar juntamente com a equipe gestora. Após a leitura dos livros e os
debates em torno das obras literárias, organiza-se o evento. Os figurinos, os
cenários, os personagens, tudo é muito bem pensado e decidido coletivamente. A
comunidade se envolve emprestando roupas, móveis, plantas... O povo é plateia.
A plateia se torna parte integrante da
história de uma forma peculiar e regional. Conseguimos assim conhecer e
valorizar as características culturais da nossa comunidade escolar além de
“trazer” as famílias para a escola. A festa do livro efetiva um dos objetivos
da educação que é a participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Os
filhos mostram o valor da leitura e são reconhecidos pelos pais. A atividade
acontece sempre no final de semana que antecede o dia das mães, com entrega dos
boletins do primeiro bimestre, sendo que as peças teatrais são apresentadas em
três momentos: no primeiro dia para os alunos da escola, no segundo dia para
escolas dos municípios vizinhos e no terceiro dia para os familiares.
As
TDICs são utilizadas para pesquisar informações sobre as obras literárias
escolhidas. Verificar se já existe versão digital, filme ou documentário sobre
a determinada obra, observar vestimentas e costumes da época e local em que se
passa a história, procurar músicas que sejam adequadas para cada momento,
divulgar o evento. Também realizamos a edição dos vídeos produzidos, das fotos
e divulgamos no facebook e no blog.
Segundo
Rubem Alves “a relação com a leitura é uma situação amorosa”. O fascínio pela
leitura começa quando os alunos descobrem as coisas maravilhosas que encontram
nas páginas dos livros. Com certeza não são as palavras, as letras que
maravilham o aprendiz, mas é a história. Entendemos isso quando alguém lê para
a criança e ela escuta, fica maravilhada e demonstra sentir prazer. O papel do professor no momento da
leitura é essencial, principalmente na mediação, na organização. Atualmente a escola vem sentido a
necessidade de ampliar o olhar sobre os alunos e uma escuta sensível em relação
às experiências trazidas ao espaço escolar. Segundo BENJAMIN “os meninos e as
meninas dizem muito de suas experiências não só na linguagem verbal, mas também
pela via das linguagens não verbais - entre elas a corporal.” Assim como diz
também Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
A festa
do livro desperta e oportuniza os alunos desde as séries iniciais ao ensino
médio. O envolvimento dos educandos sem dúvida contribui para o desenvolvimento
do saber nas diferentes áreas do conhecimento. Além do conhecimento adquirido
pela leitura das obras, com a apresentação dos livros os alunos tem mais
facilidade para se manifestar em lugares públicos, se envolvem mais em sala de
aula, tornam-se mais responsáveis, estão mais motivados para outros eventos,
mais comprometidos com os valores da humanidade.
O público
consegue se emocionar com um conto infantil, mas também se localiza numa
história da idade contemporânea. As encenações às vezes fotografam a realidade.
Ao ler, tem-se a impressão de ouvir a voz do povo de algum lugar.
Pode-se reconhecer, no conjunto dessa
prática, esforços coletivos por um maior comprometimento da comunidade escolar.
A Festa do Livro amplia o conhecimento e não apenas a memória, possibilita ao
indivíduo compreender o mundo em que
vive. Esta visão holística de educação oportuniza o cidadão acompanhar as
mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e do próprio acervo de
conhecimentos, com as quais convive diariamente. É necessário situar o aluno
historicamente para que ele entenda o período de transição da evolução das
sociedades e se sinta “personagem” da história atual.
A
Festa do livro é muito mais que um episódio no ano letivo. Para acontecer o
evento são necessários outros trabalhos que valorizam a leitura. As aulas de
leitura semanais fortalecem o currículo escolar, mas vai além: motiva os alunos
para conhecer novos livros, novas histórias. A troca de livros é semanal, nesse
dia acontece uma “disputa” por livros e a troca é realizada utilizando o
Sistema de Gerenciamento Digital da Biblioteca da escola (criado por
professores e alunos do EMIEP- Técnico em Informática), alguns agendam a
próxima obra para ler. A leitura enriquece outras atividades escolares.
Percebemos a mudança dos alunos quando declamam uma poesia, nas produções
textuais, nas avaliações, inclusive diminuiu a evasão escolar, pois o
desempenho escolar é uma mola que motiva o aluno a estudar ainda mais. De fato
a leitura tem o “poder” transformador. Conseguimos entender que é necessário
ensinar os alunos a gostar de ler e escrever.
O
projeto de leitura da nossa escola tem também o objetivo de abrir fronteiras,
desafiar o cotidiano, não permite aos alunos acomodar-se, a leitura abre
caminhos para novas soluções, por isso é considerado por nosso grupo uma
prática inspiradora.
Experiência 2: Publicação da Obra Literária no Facebook
A
Atividade de Aprendizagem de nossa unidade escolar no ano de 2014 é Conectados
com a Leitura. Além das aulas semanais de leitura, com troca de livros com
antecedência, para valorizar os alunos e professores que se envolvem e que tem
o hábito de ler, criamos um espaço para publicação das Obras Literárias no
Facebook da Escola. Com o preenchimento de uma ficha de leitura, onde são
descritas as principais informações sobre o livro, a Coordenadora de Leitura
publica a obra, com imagem da capa e dicas muito bacanas. Os amigos curtem,
comentam e compartilham. Assim acontece uma divulgação das obras lidas,
socializando-as e também despertando a curiosidade de outros leitores. Além da
troca de livros na biblioteca, os alunos e professores também emprestam livros
entre si, obras de seu acervo pessoal. É uma divulgação em rede e pensamos que
pode ser considerada uma pratica inspiradora.
Atividade 1 - Especialização em Educação na Cultura Digital. Grupo de trabalho:Claudete Wagner, Marivone Andreolla Caramori, Rejane Goetz Spada, Viviane Backes e Adriane Helena da Silveira.
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